quinta-feira, 22 de março de 2012

Contextualização histórica do Território Vale do Rio Canindé



A configuração histórica do Território Vale do Rio Canindé está intrinsecamente vinculada ao município de Oeiras, que remete sua história ao século XVIII, sendo esta considerada a cidade mais antiga do Piauí e de onde partiu o povoamento de outras cidades piauienses. De Oeiras foram desmembrados 7 dos 19 municípios que compõem o Território.
Além de Oeiras, os municípios de Simplício Mendes, Campinas do Piauí e Conceição do Canindé também têm suas origens datadas dos séculos XVIII e XIX. Entre os municípios criados mais recentemente, especificamente na década de 1990 (século XX), estão Tanque do Piauí, de 1995, e Floresta do Piauí, Bela Vista do Piauí, Cajazeira do Piauí, Paquetá e Wall Ferraz, todos de 1997.
Dentre os fatores que motivaram o processo de formação desses municípios, o econômico apresentou-se como o mais relevante, tendo como atividades produtivas preponderantes à época a exploração da carnaúba
para a fabricação de cera, a extração e a comercialização da borracha e da maniçoba e a pecuária bovina, inclusive com produção de leite, o que justificou a implantação, em 1786, em terras do atual município de Campinas do Piauí, de uma fábrica de laticínios, com o objetivo de absorver a produção de leite das fazendas da região.
Além dessas atividades produtivas, outro fator relevante na formação dos municípios foi o aspecto religioso, com a devoção da população a santos e padroeiros, o que contribuiu para a formação de aglomerações de fiéis em torno de capelas e igrejas, surgindo pequenos povoados que posteriormente foram elevados às categorias de cidades e municípios.
Assim, o Território Vale do Rio Canindé é considerado o berço do processo histórico da população piauiense, pois muitos dos fatos históricos do Piauí partiram deste Território, onde está Oeiras, a primeira capital do Piauí.


Fonte: Almanaque da Codevasf , 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário